sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Aposta na Soja

Foto Reprodução

Consumo regular dos grãos e seus derivados reduz nível de colesterol e alivia sintomas do climatério.

Por Yuri Vasconcelos

A soja está em alta. Depois que a FDA, agência americana que controla o setor de alimentos e remédios, divulgou a notícia de que o consumo diário de 25 gramas de proteína de soja - equivalente a meia xícara do grão - ajuda a prevenir doenças coronarianas, o alimento ganhou a atenção dos consultórios médicos. "O alto teor de proteína e de isoflavona, substância similar ao hormônio feminino (estrogênio), traz muitas vantagens à saúde", afirma o médico Mário Maranhão, presidente da Federação Mundial de Cardiologia.

O coração é, comprovadamente, o maior beneficiado pelo consumo de soja. Mas ele não é o único órgão favorecido. Especialistas dizem que produtos à base de soja, como a proteína texturizada que imita carne, o shoyu, o tofu, o missô e as pílulas de lecitina compradas em farmácias, reduzem o risco de câncer de mama e de próstata, aliviam os sintomas do climatério, como ondas de calor e suores noturnos, ajudam a controlar o diabetes, a osteoporose e a aterosclerose. A paranaense Marli Olcha, de 52 anos, beneficiou-se da descoberta. Há um ano, sua taxa de colesterol era de 300 miligramas por decilitro de sangue - bem acima dos 200 miligramas, o normal para alguém de sua idade. "Passei a comer soja e hoje a taxa caiu mais de 30%", diz. Ela bebe 4 litros de leite à base do produto por semana e não dispensa uma salada do grão cozido no almoço. A medida é aprovada pela coordenadora do NutriSoja, programa da Prefeitura de Curitiba de incentivo ao consumo, Marise Faingenblun. "A soja deve ser incorporada ao hábito alimentar do brasileiro", recomenda.

Os médicos só pedem cautela com o consumo isolado de cápsulas de isoflavona, usadas no tratamento de reposição hormonal por mulheres na menopausa. Existe a possibilidade, ainda em estudo, de que as cápsulas causem câncer de mama. "Embora não existam pesquisas que mostrem a relação direta entre as cápsulas e o aumento da incidência de câncer, sugiro atenção no consumo dos suplementos", diz Mário Maranhão. Por enquanto, o produto só é vendido nos Estados Unidos. O ginecologista Mauro Abi Haidar, chefe da Clínica de Ginecologia Endócrina e Climatério da Universidade Federal de São Paulo, está iniciando o primeiro estudo com brasileiras sobre os efeitos da isoflavona. "Em dois meses deveremos ter os primeiros resultados", afirma o especialista.

Alimento recomendado

O que a medicina já sabe sobre os benefícios da soja

Coração: a ingestão de 25 gramas por dia de proteína de soja reduz o LDL, o colesterol mau, em torno de 33%

Prevenção do câncer: o consumo diário de soja e seus derivados diminui a incidência de câncer de mama e de próstata em até 50%

Menopausa: a soja atenua os desconfortos do climatério, como suores noturnos e ondas de calor

Osteoporose: o fitoestrogênio genisteína ajuda a fixar o cálcio e fortalece a estrutura óssea

Diabetes: as fibras do grão agem como reguladores do nível de glicose

Aterosclerose: o hormônio vegetal isoflavona torna as artérias mais flexíveis e reduz o índice da doença


Fonte: Revista Época

Nenhum comentário:

Postar um comentário